Menu principal
 

PIBID inicia suas atividades em 2018

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

O Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID iniciou suas atividades em 17 de agosto de 2018, atuando em duas instituições de ensino do município de Araquari: Instituto Federal Catarinense  e Escola de Educação Básica Almirante Boiteux.

Os objetivos do subprojeto de Licenciatura em Química são:

  • Organizar e gerenciar o grupo dos licenciandos(as) e os professores supervisores das escolas de educação básica participantes do projeto, promovendo momentos de estudos, reflexão e debates sobre as demandas do ensino de química em articulação aos documentos oficiais;

  • Realizar um diagnóstico da situação atual do ensino de química nas escolas participantes, aplicando um questionário para os alunos, objetivando inserir os licenciandos (as) na realidade escolar concreta obtida por meio do mapeamento das problemáticas que envolvem os processos de ensino e aprendizagem da química;

  • Planejar as ações que serão implementadas nas escolas participantes, considerando os dados coletados no diagnóstico realizado, buscando elaborar atividades didáticas que evidenciem propostas metodológicas condizentes aos conteúdos conceituais que serão desenvolvidos na sala de aula;

  • Realizar estudos e elaboração de sequências didáticas que viabilizem metodologias diversificadas como: Ciência, tecnologia e sociedade (CTS), Ensino por investigação, Experimentação no ensino, Situações de estudo e Educar pela pesquisa;

  • Promover a construção de recursos didáticos diversificados e criativos, favorecendo a pesquisa, a investigação, a história da ciência, a leitura e a escrita e a tecnologia da comunicação e informação;

  • Realizar estudos dos diversos conteúdos curriculares da área da química com a finalidade de refletir sobre: o que, por que e como ensinar estes conteúdos em sala de aula, contribuindo para debates epistemológicos relacionados ao ensino e aprendizagem;

  • Desenvolver as sequências didáticas a partir das demandas sinalizadas pelos professores supervisores, oportunizando a articulação da teoria e prática, também a socialização com os pares, aproximando professor formador, professor supervisor e licenciando (a);

  • Realizar feedback a cada sequência didática desenvolvida, propiciando a avaliação sistemática das atividades desenvolvidas, contribuindo assim para formação inicial de professores;

  • Incentivar a leitura e a escrita dos licenciados (as) a partir das suas práticas em sala de aula em forma de diário de campo ou artigos, proporcionando a reflexão das suas ações, atitudes de um professor pesquisador;

  • Promover eventos, palestras, seminários e atividades de integração e socialização das situações vivenciadas nas escolas, contribuindo para a identidade docente.

Os professores supervisores que atuam no PIBID LIQUI são: Adalberto Manoel da Silva, Suellen Cadorin Fernandes e Mayara Boettcher Vasconcelos.

Os bolsistas do PIBID alunos da Licenciatura em Química são: Natacha Morais Piuco, Mylena Larissa de Araujo, Thalles G. S. Trigoli, Nayara Stanski Tkaczyk, Franciele Dias Dordet Matter, Karen Cristina Tervel Fuentes, João Paulo Kotviski, Larissa G. Duarte Teixeira, Sabrina Goulart Outeiro, Débora Costa Moreira, Bruna Holtz, Caroline Haas de Miranda, Jaqueline Maria da Silveira, Paloma Schervinski Pereira, Amauri Ivanei Ricardo, Guilherme A. K. Benvegnir, Adriana Paula Stormoski, Jefferson Douglas Viana, Talita de A. V. P. Dembinski, Ana Carolina Inácio, Daniel de Oliveira, Cleiton Teodoro de Souza, Michelle Cristine Sebben, Vanessa A. de S. A. Miranda, Michele Butzke Richardt (voluntária).

Neste período já tivemos várias atividades e reuniões.

Conhecendo a Escola de Educação Básica Almirante Boiteux – Araquari

Oficina: Robótica na sala de aula com a Professora Andrea Roussenq – Rio do Sul SC